Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BENEFÍCIOS MEDICINAIS PIMENTA MALAGUETA.

Capsicum frutescens

Conhecida em todo o mundo, a malagueta vem das Américas e o seu sabor extremamente picante condimenta inúmeros pratos. Os constituintes responsáveis pelo sabor picante da malagueta são também os principais implicados nas suas aplicações medicinais.

Descrição : Planta anual, de porte pequeno e com caule ereto e bem ramificado. As folhas são alternas, pontiagudas, lisas e pecioladas. As flores são solitárias e de cor branca. O fruto é uma baga carnosa, com a extremidade pontuda, ena primeira fase de desenvolvimento possuam coloração verde e quando maduros assumem uma cor vermelha, muito brilhante. Os frutos contêm sementes e podem ser distribuídos em 2 grupos: os de sabor muito picante, que têm o formato alongado e cônico e os mais adocicados, de formato curto. Sua propagação é feita por sementes, não sendo exigente quanto ao solo e clima. Os frutos devem ser colhidos bem maduros e de cor vermelha, em algumas variedades, e verde em outras, mantendo-se os seus cabinhos. Exitem muitas variedades de pimenta, todas de gênero Capsicum, sendo as mais conhecidas a pimenta de cheiro, comari, chifre de veado, malagueta e dedo-de-moça.

Modo de Conservar : As folhas podem ser secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano. Os frutos maduros podem ser consumidos frescos ou secos. Para a secagem, limpe bem as pimentas, uma a uma e com uma agulha grossa, fure-as na coroa do talinho e vá introduzindo-as numa linha reforçada, no formato de um varal. A secagem é feita à sombra, até que murchem. Os frutos também podem ser consumidos em conservas.

Origem : Introduzida na Europa no século XVI, a malagueta é agora cultivada nos trópicos, sobretudo em África e na índia.

Indicações

Circulação : Quando aplicada na pele como revulsivo, a malagueta, como outros remédios picantes, entre os quais a mostarda (Sinapsis albã), causa irritação e inchaço e um aumento da circulação nessa área. É por essa razão que se adiciona malagueta a loções, alimentos e bálsamos para dores musculares, pois ela causa uma melhor nutrição dos tecidos e uma melhor eliminação de produtos residuais por parte destes.

Nevralgias : As malaguetas são classificadas segundo a intensidade do picante; quanto mais picante, maior o nível de capseicina — o principal constituinte ativo presente na polpa. A capseicina começa por aumentar a consciência da dor e da inflamação, mas, depois, dessensibiliza as terminações nervosas locais, aliviando a dor. Esta ação é utilizada nos cremes de capseicina para problemas como neuralgia pós-herpética (zona), nevralgias ligadas a diabetes e comichão aguda. Muitas vezes, estes produtos só se vendem com receita.

Estimulante geral A malagueta costuma ser combinada com outras ervas para reforçar e estimular a ação destas. Juntar pequenas quantidades de pó, molho ou tintura de malagueta a uma mistura de plantas reforça os seus efeitos. Por exemplo, podem misturar-se algumas gotas de molho ou tintura de malagueta com tintura de equinácea (Echinacea spp.) e alcaçuz (Glycirrhiza glabra) para tratar infeções da garganta. Para reforçar a circulação e melhorar o afluxo de sangue às mãos c aos pés, junte regularmente pequenas quantidades de malagueta à comida. A malagueta também se conjuga bem com remédios específicos: por exemplo, com harpagófito (Harpagophytum procwnbens) para tratar osteoartrite e fibromialgia. O seu efeito como estimulante geral é útil quando a tiroide está pouco ativa; neste caso, reforça a circulação e melhora a taxa de metabolismo. Investigações recentes indicam que a malagueta pode realçar a ação anticancerígena de outros antioxidantes. Os cientistas descobriram que, quando combinavam l parte de preparação de malagueta com 25 partes de concentrado de chá verde, a ação anticancerígena da mistura era 100 vezes maior. Isso indica que a malagueta pode ter um grande impacto sobre a ação de outros alimentos e remédios naturais.

Princípios Ativos: Composto fenólicos; pigmentos carotenóides e óleo fixo, óleos essenciais; resinas; vitamina C.

Pimenta

Modo de usar:

Apressar a maturação de tumores : em um pilão, coloque 1 colher de sopa de folhas picadas e 1 colher de sobremesas de óleo de cozinha. Amasse bem, até adquirir consistência de uma pasta. Espalhe em um pano e exponha ao vapor da água em fervura. Espere amornar. Aplique, ainda morno, sobre o local afetado, em forma de cataplasma, 2 vezes ao dia.

Enxaquecas : em um pilão, coloque 2 colheres de sopa de frutos frescos picados, com sementes. Amasse bem e espalhe sobre uma gaze ou pano. Aplique sobre a nuca, em forma de cataplasma, ao sentir os primeiros sintomas.

Reumatismo; dores musculares; nevralgias : em pilão , coloque 2 colheres de sopa de frutos frescos picados, com sementes, 1 colher de sopa de alho picado e 1 colher de sopa de gengibre picado. Amasse bem e adicione 1 xícara de chá de óleo de cozinha. Leve ao fogo em banho maria, por 3 horas. Espere amornar e coe. Aplique no local afetado, com uma ligeira massagem e em seguida, cubra com uma flanela.

Enxaquecas; reumatismo; dores musculares; nevralgias; dores nas juntas : coloque 6 frutos picados em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 90%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 15 minutos antes das principais refeições.

Queda de cabelos : coloque 2 colheres de sopa do fruto seco e bem picado, em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 60% e adicione 1 colher de sopa de glicerina. Misture bem. deixe em maceração por 5 dias e coe., espremendo o resíduo. Aplique no couro cabeludo, todas as noites, massageando bem. Deixe agir durante 15 minutos e lave a cabeça normalmente. É aconselhável continuar o tratamento até obter o resultado esperado

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Formulação Caseira de Extrato alcoólico da pimenta-malagueta.


Dieta  de 21 dias