Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

PINHO, A ÁRVORE.

Pinus sylvestris

Descrição : Planta perene de grande porte e de crescimento rápido, que depois de adulta chega a atingir 30 metros de altura. A casca do tronco é cinzenta e, quando fendida, deixa escorrer um óleo resina. As folhas, em forma de agulha, reúnem-se aos pares, de coloração verde e atingem até 7 centímetros de comprimento. Em uma mesma planta, primeiro surgem cones ou pinhas masculinos, que liberam o pólen. Surgem depois as femininas, que são polinizadas. Os cones ou pinhas são providos de pequenos espinhos. Logo após a fecundação, as pinhas masculinas caem, restando somente as femininas, que contêm pequenas sementes aladas. Reproduz-se por sementes e embora seja resistente às secas, a diferentes tipos de solos e a baixas temperaturas, não tolera sombras, necessitando de muito sol direto para se desenvolver. os brotos aparecem a cada ano, e a colheita deve ser feita logo que surgem. para tanto retira-se a porção terminal dos ramos onde estão os brotos. existem uma centena de espécies, sendo as mais conhecidas o pinus sylvestri, o pinus caribaea, que é o pinheiro cubano e o pinus pinaster.

Origem : América tropical, e chegou à Europa após o descobrimento da América.

Princípios ativos: Vitamina C; óleo essencial;resinas; amido;açúcares; alcaloides; pigmentos flavóides.

Pinho Silvestri

Modo de Usar :

Diurético;cistites crônicas;pielite; prostatite; protetor das vias urinárias : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de broto fatiado, 1 colher de sopa de folha de assa-peixe fatiada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 3 vezes ao dia, sendo que a última dose deve ser tomada até as 17:00 horas.

Expectorante e antisséptico das vias respiratórias; catarro crônico; afecções pulmonares; tosses : em um recipiente, coloque 1 colher de sopa de broto picado, 1 colher de sobremesas do rizoma de confrei picado e adicione 1 xícara de café de água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e adicione 2 xícaras de café de açúcar cristal. Leve ao fogo, até dissolver completamente o açúcar. Tome 1 colher de sopa, de 2 a 3 vezes ao dia. para crianças dar somente metade da dose.

Calmante e relaxante : Coloque 3 colheres de sopa de brotos e folhas picados em 1 litro de água em fervura. Deixe ferver em fogo brando por 5 minutos. Coe e adicione à água morna do banho. Faça banho de imersão, durante 15 minutos, antes de se deitar.


Dieta  de 21 dias