Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

BENEFÍCIOS DA PITANGA, FONTE DE VITAMINAS.

Stenocalix pitanga

Descrição : Da família das Mirtráceas, Arvore ou arbusto pequeno, de tronco um pouco tortuoso e de casca fina. Tem ramificação densa e fina, formando longa ramagem pendente. As folhas são delicadas, opostas, de formato oval alongado, com nervuras que partem de um eixo longitudinal, e caem antes do aparecimento das flores. Se amassadas, quando frescas, exalam um odor suave e agradável, em virtude de seus numerosos canais produtores de óleo aromáticos. As flores miúdas, de cor branca,com salas alongadas e hastes compridas, são solitárias ou agrupadas e nascem nas axilas das folhas. O fruto é uma baga globosa e achatada, canelada ou em gomos, com cálice persistente. Quando maduros, exibem uma coloração vermelha. São suculentos, de sabor agridoce e muito apreciados ao natural, ou transformado em doces e licores. Os passarinhos são o responsáveis por suia propagação, pois comem os frutos e espalham as sementes. Aprecia clima quente e úmido, e não mostra exigências quanto ao solo, mas cresce bem em terrenos profundos, férteis, bem dreandos, sílico argiloso ou arenosos. Quando adulta, suporta temperaturas frias, mas apresenta certa resistência às secas. Frutifica, geralmente, a partir de 3 anos de seu plantio. A colheita deve ser feita primeiramente dos frutos e depois das folhas, deixando algumas em cada ramos, a fim de não prejudicar a nutrição da planta.

Partes Utilizadas - Folhas e frutos

Modo de conservar : As folhas são utilizadas, de preferência, frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de pano ou de papel, ou em vidros escuros. Os frutos são consumidos maduros e frescos, conservados em geladeira.

Origem : Brasil, com ampla distribuição em todo o território nacional.

Propriedades : Adstringente, Antirreumática, antidesintérica, Calmante, febrífuga e vermífuga.

Indicações : É usada em forma de chá (decocção) para combater reumatismos, febres e diabetes. Combate também bronquite infantil, gota, hipertensão, ansiedade

Princípios Ativos : Jambosina, taninos , sais de cálcio, ferro e vitamina C.

pitanga

Modo de Usar :

diarreia infantis; verminoses; febres infantis : em 1 copo, coloque 1 colher de sopa de folhas fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1/2 ou 1 copo, após cada evacuação.

Bronquites; tosses; febres : em 1 xícara de café, coloque 1 colher de sopa de folhas fatiadas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos. Coe a acrescente 2 xícaras de café de açúcar cristal. Leve ao fogo até dissolver a açúcar. Espere esfriar. Tome 1 colher de sopa de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.

Bronquites; tosses; febres; verminoses; hipertensão arterial; ansiedade ; coloque 2 colheres de sopa de folhas fatiadas em 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Deixe em maceração por 7 dias e coe. Tome 10 gotas de 1 colher de café, diluído em um pouco de água, 2 vezes ao dia.

Pele oleosa : coloque 1 colher de sopa d e folhas fatiadas em 1 xícara de chá de água em fervura. Deixe ferver por 5 minutos e coe. Espere esfriar e adicione o suco de 1/2 limão e 3 gotas de própolis. Misture bem. À noite, lave o rosto, enxugue e aplique, com um chumaço de algodão. Deixe agir durante a noite toda

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita Caseira de Suco de Pitanga.


Dieta  de 21 dias