Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PARA QUE SERVE A PORANGABA

Cordia salicifolia

Descrição : Planta família borraginácea, tambêm conhecida como chá de bugre; bugrinho, chá de negra mina, café de bugre. O Chá de bugre é uma árvore pequena crescendo 8 a 12m de altura com um tronco 30-40 cm em diâmetro. A brasileira porangaba é um fruto vermelho semelhante ao café, por isso é conhecida como café de bugre. Contém cafeína, como o café mesmo.

Habitat: É nativa do Brasil e cresce predominantemente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Acre e Goiás. Também é achado em áreas tropicais de floresta da Argentina e Paraguai

Historia: Planta de uso tradicional dos caboclos e bugres brasileiros, recentemente "entrou na moda" e mudou seu nome para o indígena porongaba.

Partes utilzadas : Folhas e frutos

Propriedades : É tido como excelente diurético, combate com eficácia a obesidade e ajuda a evitar a formação de depósitos gordurosos. Ajuda a diminuir a barriga. Protege contra o vírus Herpes l (simples).

Indicações : Tradicionalmente indicado nos casos de edema e fadiga relacionados à insuficiência cardiática, como diurético e cardiotônico.

Principios Ativo : Tônico refrigerante, fortemente diurética, Cárdio-tônica, energética.

Porangaba

Modo de Usar : Chá das folhas secas ou comprimidos, casca do fruto e do tronco(2)

Toxicologia : por causa da cafeína, pessoas com tendência a doenças cardíacas podem sofrer um aumento de pressão. Fora isso, ele afirma que a planta pode causar insônia, aumentar as dores estomacais de quem sofre de gastrite e provocar enxaquecas. “As gestantes e as crianças não devem ingerir a porangaba, pois não existem estudos que apontem todos os seus efeitos sobre o organismo.

Posologia : 4g de folhas frescas ou 2g de folhas secas (1 colher de sopan para cada xícara de agua) em infuso ou decocto, 2-3 vezes diariamente trinta minutos antes de refeições; 2-3 ml de tintura diluída em água duas vezes por dia; 2 a 3g de folha em pó em tabletes ou cápsulas 1 -3 vezes diariamente.

Modo de usar: 30 minutos antes das refeições principais. - 500 mgl do extrato seco, 2 a 4 vezes ao dia; - chá das folhas.

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE : Extrato alcoólico de café de bugre

Farmacologia: Protege contra o vírus Herpes 1 segundo pesquisas recentes japonesas. É muito usada (está na moda) para ajudar a perder peso. Por ser bastante diurética ajuda a perder líquidos, e indiretamente perder peso. Sua ação direta na perda de peso ainda carece de estudos. É um grande inibidor de apetite - mas seu maior mérito não é a supressão total do apetite e sim a sensação de plenitude com pouco alimento; já é consenso entre os endocrinologistas que esta é única forma segura de emagrecer - regular o metabolismo. Trabalha melhor se tomado 30 minutos a uma hora antes das principais refeições; O produto é largamente vendido no mercado nacional e não há muitos pesquisadores brasileiros interessadas em seus efeitos; Uma universidade japonesa contudo descobriu alguns novos usos para o chá de bugre. Em 1990, demonstraram que um extrato das folhas reduziu a penetração do vírus do herpes simples em 99% em células pré-tratadas; Em 1994, demonstraram que o crescimento do vírus do Herpes foi reduzido por 33% com tapenas 0,25 mcg/ml. Também comprovaram que o chá de bugre teve atividade tóxica contra células de câncer (demonstrando uma inibição de 40%) utilizando um extrato de folhas e ramos; Finalmente, em 1997, pesquisa com coelhos e cobaias validou o uso tradicional da planta como um tónico do coração quando foram relatadas ações cardiotônicas e cardio-vasculares aumentadas usando uma extratos da folha; O Dr. C.L O Cruz no seu livro, Dicionário do Plantas Usadas em Brasil, recomenda chá de bugre como um excelente diurético e coadjuvante na perda de peso assim como um tônicocardíaco. É usado na medicina tradicional do Brasil e Haiati como um chá antitussígeno, regulador da função renal, que reduz ácido úrico e externamente para curar feridas.




Indique nosso site para um amigo.