Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

QUÁSSIA

Quassia amara.

Descrição : Planta da família das Simarubáceas. É também conhecida como quássia-amarga, quássia-de-caiena, pau-amarelo, pau-tenente, quássia-da-jamaica, quássia-do-suriname, cássia, pau-amargo, pau-de-surinã, pau-quassia.

É uma pequena árvore de casca cinzenta e folhas que apresentam dois pares de folíolos e um ímpar, de tamanho maior. O fruto contém o alcalóide quassina, empregado para matar moscas.

Partes Utilizadas : Casca e a madeira do tronco e da raiz.

Propriedades : Tônico estomacal, febrífugo, vermífugo, digestivo e aperitivo.

Indicações : A casca dessa árvore é útil principalmente para os que sofrem de problemas digestivos. Muito útil também em casos de debilidade digestivas por problemas nervosos. É um fortificante do estômago, muito eficaz. Combate os oxiúros.

Principios Ativos : princípio amargo quassina, o mais importante, resina, mucilagens, pectina e taninos,açúcar, alcalóides, óleo essencial, matéria resinosas, pectina.

Toxicologia : Produz vômitos se usada em doses altas. É desaconselhável seu uso por mulheres durante a menstruação e portadores de úlcera gastroduodenal.

Modo de usar:

infuso, decocto, extrato, extrato fluido, pó, tintura, elixir,vinho, xarope.

- decocção de 2 colheres de sopa de cascas picadas em 1 litro de água por 15 minutos. Tomar 2 xícaras de chá ao dia. - infusão de 6 colheres de sopa de folhas picadas em 1 litro de água fervente. Uso externo: banhos nos casos de sarampo.

quassia




Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.