Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

SANTOLINA

Santolina chamaecyparissus

Descrição : Planta da família das Asteraceae, também conhecida como abrótano-fêmea, camomila de mahón, guarda-roupa, rosmaninho.

É uma planta arbustiva que pode atingindo uma altura de 40 centímetros, fortemente aromática de folhagem cinza, finamente recortada e pontiaguda.

Quando podada todos os anos cresce tomando uma forma arredondada, se se deixar por podar mais de um ano tende a espalhar-se, e após alguns anos tende a se abrir.

As flores, capitadas, são delicadas e assemelham-se a pequenos pompoms de cor amarela.

É uma planta usada em jardinagem por excelência. Criando-se jardins com grandes tonalidades cinzas, com botões amarelos. Aqui podemos ver um belo trabalho no Elizabethan Knot Garden, na Austrália.

santolina

Parte utilizada: Folhas, flores.

Plantio : Necessita de sol e muita água. Propaga-se por sementes e estacas no verão

Origem: Mediterrâneo

Floração : Amarela na primavera.

Princípios Ativos: Ácido cumárico, ácido cafeico, ácido vanilínico, alfa-terpineol, catequina, criptona, felandral, limoneno, luteolina, mirceno, nepetina, pineno, resina, tanino, tujeno.

Propriedades medicinais: estomacal, vermífuga.

Indicações: distúrbios estomacais, verminose, repelir insetos.

Flora europeia - Santolina.


Dieta  de 21 dias