Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

SEGURELHA

Satureja montana

Descrição : Da família das Labiadas, planta que atinge até 30 centímetros de altura, de aroma especial e folhas finas terminadas em ponta. Suas flores são pequenas, de cor branca brancas ou rosas, que exalam uma fragrância aromáticada. É também conhecida como alfavaca-do-campo.

Partes Utilizadas : Toda a planta.

Origem : Regiões mais quentes do sul da Europa

Propriedades : Estimulante, carminativa, antiespasmódica, vermífuga, diuréticas e peitorais. É afrodisíaca (infusão e essência), depurativa, balsâmica e expectorante.

segurelha

Indicações : Combate as ventosidades do estômago e intestinos. É recomendada aos que sofrem de gastrite e indicada para casos de fadiga crônica, bronquite aguda, debilidade, hipotensão e astenia. É frequentemente utilizada como condimento devido ao seu aroma e sabor amargo, sendo que os seus efeitos carminativos auxiliam a digestão de alguns legumes e carnes. Em Portugal, é famosa pela sua utilização na sopa de feijão à qual dá um sabor muito especial.

Princípios Ativos : Dois óleos essenciais (carvacol e cimol), taninos e fenóis.

Modo de usar : Em usos externos, é recomendada para todo o tipo de problemas na boca e garganta sob a forma de infusão, com a qual se podem fazer bochechos e gargarejos. Há também quem recomende banhos quentes para auxiliar no tratamento do reumatismo.

Também é utilizada para aliviar picadas de vespas e abelhas, triturando um ramo e esfregando no local afetado.


Dieta  de 21 dias