Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

SELAGINELA

Selaginella spp

Descrição : Também conhecida como jericó, pé-de-papagaio.

As selaginelas são plantas rastejantes ou ascendentes com folhas simples semelhantes a escamas em caules ramificados dos quais surgem também as raízes. possuem estruturas chamadas lígulas, excrescências semelhantes a escamas, na base da superfície superior de cada micrófilo e esporófilo. suas folhas (frondes) são de coloração verde escura e brilhante, muito escamosas e bonitas.

Parte utilizada: Toda a planta.

Origem: América Tropical.

selaginela

Plantio : Deve ser cultivada em vasos e canteiros à sombra, com muita umidade e solo rico em matéria orgânica, com regas frequentes. Como muitas pteridófitas, a seleginela não tolera o frio. Multiplica-se por esporos e por divisão dos rizomas.

Propriedades medicinais: adstringente, hemostática.

Indicações: Asma, bronquite, doença pulmonar, hemorragia gastrintestinal, hematuria, hemoptise, leucorreia, prolapso retal, tosse.

Modo de usar: decocção 9 a 15g/dia.


Dieta  de 21 dias