Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

SOLIDÉU DA VIRGÍNIA

Scutellaria lateriflora

Pensa-se que o solidéu-da-virgínia, um tônico nervino, tem uma ação "mais profunda" sobre o sistema nervoso que quase todas as outras ervas.

Embora pouco investigado, é usado para tratar ansiedade e esgotamento nervoso, bem como os sintomas a eles associados, tais como sono agitado, tristeza e dores de cabeça.

Descrição : Planta da família das Lamiaceae, também conhecida como Blue skullcap, Hoodwort, Virginian skullcap e mad-dog skullcap. Considerado um tônico para o sistema nervoso é um ótimo calmante. Pertence à mesma família da hortelã e do alecrim adquiriu o seu nome devido às suas flores, que têm a forma de uma caveira humana, também chamada de flor caveira por suas flores parecidas com pequenos crânios. A planta atinge cerca de 50 cm em altura e encontra-se sobretudo perto da água e em florestas pantanosas.

Propriedades : Antiespasmódico, amargo leve, tônico nervoso e sedativo

Indicações

Tensão nervosa e ansiedade

O solidéu-da-virgínia é usado como tônico para os nervos e fortificante. Sozinho ou combinado, acalma um sistema nervoso tenso e cansado e ajuda com dores de cabeça e enxaquecas, incapacidade de relaxar e sono de má qualidade. Considerado um "alimento" para o sistema nervoso, é eficaz em situações em que este está debilitado devido a stress prolongado, insônias ou dores crônicas. Pode ajudar numa série de outros distúrbios de ordem neurológica, como choque, tonturas, zumbidos e fadiga crônica. A sua ação antiespasmódica torna-o útil para aliviar a tensão muscular que tantas vezes acompanha a ansiedade e a preocupação. O solidéu-da-virgínia entra em muitas fórmulas naturais indicadas para ansiedade e problemas de sono.

Tensão pré-menstrual (TPM)

Geralmente combinado com árvore-da-castidade (Vítex agnus castus) e tomado em doses pequenas ao longo do ciclo menstrual, o solidéu-da-virgínia pode aliviar os sintomas de TPM, tais como hipersensibilidade, irritabilidade e tensão mamaria. Pode aliviar dores menstruais.

Síndrome pré-menstrual : Combinado com o agnu-casto e tomado em pequenas doses ao longo do ciclo menstrual, podendo aliviar os sintomas da TPM, como a irritabilidade e tensão mamária.

Constituintes químicos : Óleos Essenciais como ALFA-CUBEBENO, ALFA-HUMULENO, BETA-ELEMENO, CALAMENENO, DELTA-CADINENO, CARBOIDRATOS, ÁCIDO ASCÓRBICO, BAICALINA, ESCUTELARINA, ESCUTELATEREÍNA, tanino, CERAS.

Modo de usar : Para fazer chá mistura 25 gramas em meio litro de água quente durante 20 minutos, junta açúcar a gosto. Bebe 1 a 2 chávenas para o efeito desejado.

Contraindicações : O solidéu não deve ser misturada com medicamentos ou tranquilizantes. É bastante forte isolada, e a sua química ainda tem que ser identificada.


Dieta  de 21 dias