Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

PARA QUE SERVE O TAMARINDO

Tamarindus indica

Descrição : Da família das Leguminosas, tambêm conhecida como tamarinho, jataí, jabão, cedro mimoso. Planta de grande porte, que atinge de 20 a 30 metros de altura. Bem copada, sua ramificação se inicia muito perto do solo, impedindo a entrada de luz solar. As folhas são persistentes, sem pêlos, de 7 a 17 pares de folíolos opostos. As flores de cor amarela-esverdeada e rajadas de vermelho, sugem em cachos laterais ou terminais e são irregulares. O fruto é uma vagem de 6 a 16 centímetros, de cor castanho-escuro, apresentando estrangulamentos regularmente dispostos e que delimitam as sementes. A casca do fruto é delgada e frágil, separando-se facilmente pelo atrito. O mesocarpo, é bem desenvolvido, carnudo, de cor escuro-avermelhada e é a parte comestível do fruto, com sabor doce e ácido.

Partes Utilizadas : Folhas.

Habitat: É nativa da Índia ou África, naturalizou-se Na América do Norte e do Sul. É cultivada na China, Paquistão, Vietnam, Filipinas, Java e Espanha.

História: Largamente utilizada na culinária oriental, ornamental e faz parte das farmacopéias Ayurvédica e Homeopática. É subespontânea no Brasil.

Origem : Índia e regiões tropicais da África (Egito e Moçambique) e América (Brasil, México e Antilhas).

Plantio: Ocorre por sementes , e sendo de grande rusticidade, dá-se bem em todos os climas, bem como em qualquer tipo de solo, desde que bem drenado. Seu fruo é muito ácido. Começa a dar frutos após 6 anos do plantio e sempre na época do verão.

Modo de Conservar : Retire as cascas dos frutos e acondicione as polpas sem as sementes dentro de vidros, colocondo em camadas alternas com calda quasnte de açúcar mascavo. Em geladeira, esse preparado dura até 3 meses.

Propriedades : Laxante , colerético e colagogo suave. Refrescante e tonificante. Anti-helmíntico e vermífugo.

Indicações : Indicado nas funções biliares e hepáticas e afecções febris. Eacute; útil também em casos de prisão de ventre.

tamarindu

Uso pediátrico: Laxante.

Uso na gestação e na amamentação: Planta segura, porém não há informações sobre sua farmacocinética ou sobre seu uso nestas condições.

Principios Ativos : Afecções febris, colite, disenteria: como imuno-estimulante, antiinflamatório e antitérmico; Verminoses: como antiparasitário; Constipação intestinal: como laxante; Cólicas hepáticas: como antiespasmódico; Cicatrizante; Refrescante e antitérmico nos estados febris e do tubo digestivo.

Efeitos colaterais: O uso simultâneo ervas pode mimetizar, ampliar, ou até mesmo se opôr ao efeito dos medicamentos. As interações entre ervas e medicamentos podem aumentar ou diminuir os efeitos farmacológicos ou tóxicos de um ou outro componente. Na prática clínica, a polifarmácia é comum, e muitos pacientes adicionam vários medicamentos, vitaminas, ervas, e alimentos às prescrições medicas. Todas as substâncias ingeridas apresentam um risco potencial de interagir. Todo o laxativo acelera o trânsito intestinal, e assim podem interferir na absorção da maioria das drogas. O componente laxativo mai s popular é o anthranoid contido na Senna (Cassia senna e C angustifolia) e na cascara sagrada (Rhamnus purshiana).

VEJA TAMBÉM EM NOSSO SITE :

Receita Caseira de Suco de Tamarindu.

Posologia: Adultos: 10 a 50g de pasta de tamarindo, pura como infuso ou como refresco, por dia; A pasta é obtida diretamente da polpa do fruto; Chá das folhas frescas 4g (1 colher de sopa para cada xícara de água) 3 vezes ao dia para verminoses. Crianças: tomam 1 colher de café (1g) até os 3 anos de idade e acima dos 3 anos, 1 colher de café para cada ano de idade a mais, à noite, após o jantar.

Universidade de Brasília – Faculdade de Ciências da Saúde - Farmácia Clínica/ Hospitalar Profª Drª Patrícia Medeiros de Souza - Profª Mariana Gradim - Everton Macedo Silva, Gabriella Pernambuco Parisi, Gyzelle Pereira Vilhena do Nascimento. Tamarindus indica.




Indique nosso site para um amigo.