Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

TRIFÓLIO DA GROENLÂNDIA

Coptis groenlandica

Descrição : Da família das Ranunculaceae. Essa erva nasce nos bosques úmidos e frios, e é uma pequena planta perene de folhas longas pecioladas, trifoliadas, cuneiformes, com veias proeminentes, verde escuras na parte externa e verde pálidas na interna. Na Nova Inglaterra, ela floresce de maio a julho, dando uma flor — ocasionalmente duas com cinco sépalas obtusas e oblongas e cinco pequenas pétalas.

Partes Utilizadas : A parte medicinal é o rizoma, que é muito fino e apresenta uma cor amarela bem viva.

Princípios ativos : O trifólio da Groenlândia contém berberina (um alcaloide), albumina, um óleo fixo, uma substância corante, lignina e açúcar.

Trifolio da Groenlândia

Propriedades medicinais : É amarga, digestiva, estimulante e tônica.

Indicações : Uma decocção da raiz melhora o apetite e estimula o organismo como um todo. Essa planta também é usada em gargarejos e bochechos para curar dor de garganta e feridas na boca. Como tônico, a dose é uma colher de sopa três ou quatro vezes ao dia, antes de cada refeição e no meio da tarde.

MORFOLOGIA POLÍNICA DAS ESPÉCIES DE HELIOTROPIUM L. (BORAGINACEAE) OCORRENTES EM PERNAMBUCO, BRASIL José Iranildo Miranda de Melo, Margareth Ferreira de Sales e Francisco de Assis Ribeiro dos Santos.


Dieta  de 21 dias