Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

UMBAÚBA - ÁRVORE MEDICINAL

Cecropia hololeuca.

Descrição : Planta que atinge de 20 a 30 metros de altura, de tronco liso e fistulosos, com cicatrizes foliares e ramificações no ápice. As folhas são simples coriáceas, longamente pecioladas, palmadas, apresentando 10 lóbulos. As flores são unixessuadas, possuindo inflorescências masculinas e femininas, do tipo espiga. Os frutos são aquênios, semelhantes ao figo, e coéstíveis. As folhas e brotos têm sabor muito adstringente. É uma árvore típica das matas ciliares e úmidas, mas também se apresente em pastagens, beiras de estrada e pomares. Aparece menos drequentemente nas zonas secas do Nordeste e do centro-Sul do Brasil, distribuindo principalmente as suas várias espécies conhecidas, na região amazônica e regiões tropicais. Reproduz-se pro sementes, de preferência, à margem de rios, em clima quente e úmido. A coheita das folhas e brotos pode ser efetuada o ano todo.

Origem : Brasil, nas regiões tropicais.

umbauba

Modo de Conservar : As folhas e brotos devem ser secos à sombra, em local ventilado e sem umidade. Gaurdar em vidros escuros ou potes de porcelana, bem tampados.

Principios ativos : açúcares; taninos; resinas; pigmentos flavónoides; cumarinas; alcalóides; glicosídeos ambaina

Diurético; ativador das funções cardiacas e circulatórias; diabetes : em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de chá de folhas picadas e adicione água fervente. Abafe por 5 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, de 1 a 3 vezes ao dia.

Lavagens vaginais; corrimento vaginal; afecções cutâneas; feridas : coloque 3 colheres de sopa de folhas picadas de 1/2 litro de água em fervura. Deixe ferver por 10 minutos. Coe e espere amornar. Faça banho de assento para higiene íntima, no caso de corrimento vaginal. Para feridas e afecções cutâneas, banhe com esse líquido as partes afetadas, várias vezes ao dia.

Ativador das fuções cardíacas, circulatórias e respiratórias; diurético; diabetes; afecções das vias respiratórias, asma, bronquite e tosses : coloque 3 colheres de sopa de folhas e brotos picados em 1 xícara de chá de ácool de cereais a 70%. Deixe em marceração por 1 semana e coe. Tome 1 colher de cefé diluido em um pouco de água, 3 vezes ao dia.




Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.