Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

URTIGA - PARA QUEDA DE CABELO

Urtiga dioica

Descrição : Da família das Urticáceas, é também conhecida como Urtigão. Planta vivaz e perene que atinge de 0,5 a 1,5 metros de altura, cujos caules e folhas são cobertos com pelticantes. Suas flôres são muito pequenas, de cor verde, se agrupam em pirâmides, algumas eretas de algumas pendentes, as folhas são opostas e bem serrilhadas, são cobertas de pêlos duros e picantes.

Plantio : Preferem solo rico em nitrogênio e sua presença é uma boa indicação da existência desse mineral.

Propriedades : Diurética, depurativa, alcalinizante, adstringente, hipoglicemiante, Digestiva, vasoconstritora, emoliente, antianêmica, etc.

Indicações : É indicada para artrite, reumatismo e gota. Combate a anemia, reduz o nível de açúcar no sangue. Para uso externo, é indicada para queda de cabelo. É empregada na prevenção do escorbuto, a mesma infusão pode ser aplicada externamente, no tratamento de queimaduras. O sumo fresco impede a hemorragia e, diluído em água, em partes iguais, serve para gargarejo adstringente.

Os romanos levaram a urtiga para a Inglaterra porque souberam que o clima era frio. Golpeavam o corpo com ramos dessa plantas para ativar a circulação. Eles esfregavam o corpo as urtigas salgadas em óleo para proteger-se do frio.

Principios Ativos : Contem vitaminas A, C e K, ácido fórmico, taninos, acido carbônico, amônia e água.

urtiga

Modo de usar:

- Na alimentação (após decocção): folhas de plantas jovens, até uns 15 cm. O efeito urtigante desparece após decocção.

Uso interno: Erva seca: 2 a 4 g, três vezes ao dia; infusão das folhas ou decocção das raízes: a 5%. Uma xícara de chá três vezes ao dia; Suco fresco: 100 a 125 g por dia. Extrato fluído em álcool 25%: 3 a 4 ml, três vezes ao dia. Tintura 1:5 em álcool 45%: 2 a 6 ml três vezes ao dia.

Uso externo: decocção: 5%. Fitocosmético: extrato glicólico 2 a 10 %: cremes, loções, géis, xampus, produtos pós-sol.

 

MEDICAMENTOS QUE POSSUEM A URTIGA EM SUA FORMULAÇÃO :

Bazoton - indicado para o tratamento sintomático da hiperplasia benigna da próstata (adenoma prostático), problemas de micção e prostatite aguda e crônica.




Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.