Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

VELAME BRANCO

Macrosiphonia Martii

Descrição : Planta da família das Apocinaceae, também conhecida como flor de babado, velame do rio grande. Arbusto brasileiro muito rustico e resistente, de caule com até1 metro de altura, folhas alternadas, oblongo ovais, cobertas de lanugem branca em ambas as páginas; Flores grandes, brancas com o miolo amarelo, aromáticas, dispostas em espigas no ápice da planta. O fruto e uma capsula pequena; Reprodução por sementes, sendo pouco exigente para cultivo.

Habitat: São nativas da flora brasileira, aparecem de Minas Gerais e Goiás aos estados do sul do Brasil, em campos limpos e cerrados, em terrenos pedregosos e ensolarados.

História: Tem tradição de uso na medicina popular.

Partes utilizadas : Raiz.

Habitat: São nativas da flora brasileira, aparecem de Minas Gerais e Goias aos estados do sul do Brasil, em campos limpos e cerrados, em terrenos pedregosos e ensolarados.

História: Tem tradição de uso ha medicina popular.

Indicações : Afecções da pele, escrófulas, eczemas secos e úmidos, impingem, erisipela, úlceras, manchas, feridas, intoxicações crônicas, doenças venéreas, úlceras do colo.

Uso na gestação e na amamentação: Não há informações da sua farmacocinética ou sobre seu uso nestas condições.

Propriedades: Usos etnofarmacologicos: depurativo, vulnerário, diurético, anti-sifilitica.

Princípios ativos: Alcaloides; Resinas.

Posologia: Adultos: 10 a 20 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2 g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de raízes em decocto até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12 hs.


Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.