Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

VERBASCO BRASILEIRO

Buddleia brasiliensis

Descrição : Plana da família das loganiaceae, também conhecida como barbasco, verbasco, vassoura e calção de velho. Planta perene, arbustiva, aveludada, com ate 1,40cm de altura. Caule ereto, quadrangular e línico, que se ramifica pouco no ápice, folhas pequenas, pecioladas, opostas, ovais, verde-escuro na pagina superior e esbranquiçada na inferior; Pequenas flores amarelas, em racemos apicais em forma de espiga. O fruto e uma capsula com 2 lojas. As flores, melíferas, tem cheiro de mel e as folhas tem sabor suavemente amargo. Reprodução por sementes, não sendo exigente quanta ao solo e água.

Parte utilizada: Folha e flores.

Habitat: Vegeta no nordeste, sudeste e sul do pais. Floresce no outono, e planta ruderal.

Historia: não deve ser confundida com o Verbasco europeu, apesar de terem ambas as plantas propriedades semelhantes.

Origem : Brasil.

Princípios Ativos: saponinas, mucilagens, taninos .

Propriedades medicinais: Usos etnofarmacologicos: analgésico, expectorante, béquico, peitoral, diaforético, emoliente, anti-reumatica, anti-hemorroidal.

Indicações: Analgésico; Emoliente; Afecções respiratórias: asma, bronquite, traqueite, rouquidão como peitoral, expectorante, antitussigeno e antialérgico; Antiespasmódico. Anti-hemorroidal; Reumatismos, contusões acompanhadas de dores, artrites, dores em geral.

Uso pediátrico: As mesmas indicações possíveis.

Posologia: Adultos: Até 40ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água, em uso interno para todas as indicações; 1,5g de flores (1 colher de chá para cada xícara de água) em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs; 2g de planta seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso para uso interno em todas as indicações; 20 a 30g de planta seca para infuso em uso externo para compressas e banhos em afecções reumáticas e dores; Óleo preparado com 30g de flores para 100ml de óleo vegetal prensado a frio, para massagem em reumatismos; Crianças tomam de 1/3 a 1/i dose, de acordo com a idade.

Precauções: Não causa danos à saúde nas doses terapêuticas indicadas.


Dieta  de 21 dias