Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

VINCA

Vinca rosea

Descrição : Planta da família das Apocynaceae. Planta muito rústica e pouco exigente, com delicadas flores simples, róseas, com o centro de tonalidade mais forte. Muitas vezes surge até como planta espontânea nos jardins. Existem variedades com flores de pétalas mais largas ou mais estreitas, assim como nas cores vermelha, roxa ou branca, com o centro branco ou róseo, embora não apresentem a mesma rusticidade da planta original. A folhagem é ramificada na base e suas folhas são ovaladas, com nervura central mais clara. As vincas podem enfeitar nossos jardins, em maciços, bordaduras, vasos ou jardineiras. Também conhecida como boa-noite, vinca, vinca-de-gato.

Parte utilizada: raízes.

Plantio : Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e regada regularmente. A retirada dos ponteiros na fase inicial estimula a ramificação. Deve ser trocada a cada dois anos, pois perde a beleza inicial. Multiplica-se por sementes ou mudas que se formam nas proximidades da planta mãe, sua floração dura o ano todo.

Origem : Cosmopolita Tropical.

Princípios Ativos: alcaloides (vimblastina, vincristina e vindesina).

Propriedades medicinais: Anticancerígena, anti-hemorrágica, antidiabética.

Vinca

Indicações: homeopatia (hemorragia, doença de pele); problema circulatório, diabete. (Utilizada na fabricação de medicamentos contra leucemia infantil, câncer de mama, coriocarcinoma, linfoma de Hodgkin, alguns sarcomas, porém não adianta tomar chás com estes fins, pois os princípios ativos são em quantidades mínimas e não faram efeitos).

Contraindicações/cuidados: é considerada tóxica .

Efeitos colaterais: desordens gastrintestinais, vermelhidão na pele e queda acentuada da pressão sanguínea.

Modo de usar: A planta não é comumente usada "in natura", e sim como matéria prima pela indústria farmacêutica, pois precisa-se de enorme quantidade da planta para se obter miligramas de princípios ativos.


Dieta  de 21 dias