Plantas Que Curam - O seu guia de Plantas Medicinais na Internet

YACON EMAGRECE

Polymnia sonchifolia Poepp. Endl.

Descrição : Planta da família das Asteraceae. Seu rizoma é um alimento dietético, é semelhante a uma batata doce e tem sabor parecido com a pera. Apresenta elevado teor de água e baixas calorias, o yacon tem como principal carboidrato os frutooligossacarídeos (FOS), que têm se destacado em vários estudos por exercerem atividade bifidogênica, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias no intestino que protegem contra o efeito de bactérias invasivas e patogênicas. Também conhecida como aricoma, jicama, datata-diet, polínia.

Parte utilizada: Folhas, raízes.

Origem :Cordilheira dos Andes. Seu consumo é feito há milhares de anos pelos incas. O yacon é mais conhecido como batata yacon e tem sido produzida no interior de São Paulo, desenvolve-se desde a Colômbia e Venezuela, até o noroeste da Argentina, em altitudes que vão de 2 a 3 mil metros.

Habitat: Originária dos Andes, é produzida principalmente no Peru, Colômbia e Equador.

História: Chegou ao Brasil na década de 90, trazidas por descendentes de japoneses para São Paulo. A planta adquiriu fama rápida como "batata dos diabéticos' e sua cultura está em expansão, calcula-se que hoje se produzam 5.000 ton/ano no Brasil.

Plantio : A batata yacon costuma ser plantada em terra fofa e em altitudes elevadas. Sua raiz necessita de muita água.

Princípios Ativos: inulina (oligofrutano), frutose, glicose livre, fibras indigestíveis.

Propriedades medicinais: Antidiabética, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica, regulador intestinal.

Indicações: diabete, colesterol, indícios de queda de glicose no sangue, flora intestinal.

Uso pediátrico: Quase todas as indicações para adultos

Uso na gestação e na amamentação: Não há informações sua farmacodinâmica nestas condições, é utilizada como alimento.

Contra-indicações/cuidados: Pacientes diabéticos que façam uso de plantas medicinais, devem ter o nível de glicose sob constante monitoramento e ter acompanhamento médico. A batata yacon parece interferir nos níveis de glicose no sangue, mas não se conhece o mecanismo, nem sua interferência na insulina. Recomenda-se cautela.

Modo de usar: - folhas na forma de chás: diabetes, colesterol, indícios de queda de glicose no sangue. - raízes "in natura" ou desidratadas: mesmos fins acima e flora intestinal. - a infusão de folhas a 0,5% m/v reduziu os níveis de açúcar no sangue de ratos de 348 para 214mg/dl, em 10 dias. - folhas: como adoçante. Nota: frutanos = açúcares não assimiláveis pelo trato digestivo.

Ao contrário da batata doce e da inglesa, a batata yacon não deve ser frita, nem cozida. Ela é consumida crua, como uma fruta, ou na forma de suco.

Yacon

Posologia:

Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água 2g de folhas secas ou 4g de folhas frescas (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso, até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12hs. 4g de raízes desidratadas (Icolher de sopa para cada xícara de água) em decocto leve para as mesmas indicações; As folhas podem ser usadas como adoçante. O fruto in natura, ad libidum para todas as indicações, especialmente como regeneradora da flora intestinal.

Crianças: Tomam de 1/6 até 1/z da dose.

Interação medicamentosa: A batata yacon parece Interiem nos níveis de glicose no sangue, mas não se conhece o mecanismo, nem sua interierência na insulina. Recomenda-se cautela

Precauções: Pacientes diabéticos que façam Uso de plantas medicinais, devem ter o nível de glicose sob constante monitoramento e ter acompanhamento médico.

Farmacologia: A batata yacon é na verdade uma raiz e não um tubérculo. E diferentemente das outras raízes tuberosas usadas na alimentação humana, tem pouquíssimo amido, logo não eleva a taxa de açúcar no sangue , sendo uma boa alternativa nutricional para o diabético A infusão das folridas a 0,5':'om/v reduziu os níveis de açúcar no sangue de ratos de 348mg/dl para 214mg em 10 dias: E em afdição, os fruta nos são açúcares não absorvíveis pelo trato gastrointestinal. Isso por si só, justifica o apelido "batata do diabético"

UNICAMP desenvolve farinha à base de yacon. Propriedade do Yacon, Yacon - alimento ou remédio? Por: Rose Aielo Blanco. CÂNDIDO, L.M.C. (Docente) Correlação entre área, peso e diâmetro do YacofPolymia sonchifolia P&E) Anais do VIII Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnolde Alim. 20031; 398-402 VIII Encontro Reg Sul de Ciência e Tecnol deAlim Curitiba Brasil.





Ajude Plantas Que Curam a difundir a saúde pela natureza, divulgando nosso site nas redes sociais.

Nosso site é um serviço oferecido de forma gratuita, mais se caso você desejar contribuir com nosso trabalho, pode fazer uma doação pelo sistema pagseguro do Universo On-line.