Relação das obras consultadas na construção desse site. Guia com algumas doenças e suas ervas respectivas para tratamento. Receitas de chás terapêuticos. Receitas de remédios naturais  produzidos com ervas. mande-nos um e-mail Compre o nosso e-book exclussivo

Xarope caseiro do chambá com malvarisco

Plantas medicinais: Chambá (Justicia pectoralis) e Malva­risco (Plectranthus amboinicus)

Parte usada: A parte aérea do chambá, as folhas de malva­risco, água e açúcar. Modo de preparar o xarope caseiro do chambá com malvarisco:

  1. Fazer o chá por cozimento do chambá, usando uma xícara das de chá da parte aérea para uma xícara das de chá de água; usar sempre esta proporção.
  2. Reservar o chá.
  3. Juntar, em uma panela esmaltada ou de inox, trinta folhas frescas do malvarisco e um copo comum de 200 ml de açúcar, arrumados em camadas, sendo uma de açúcar, outra de folhas, alternadamente, sem colocar água.
  4. Colocar no fogo para formar uni xarope.
  5. Quando estiver pronto, apagar o fogo e juntar com uma xícara de chá do chambá.
  6. Deixar tampado por duas horas.
  7. Coar e guardar em vidro apropriado e limpo.
  8. Quando e como usar o xarope caseiro do chambá com malvarisco:

    Indicações: Tosse, bronquite, gripe e catarro no peito.

    Modo de usar: Tomar uma a duas colheres das de sopa, três vezes ao dia. Crianças: tomar a metade desta dose. Fazer o tratamento durante o tempo necessário à cura.

    Contraindicações : Para gestantes, lactantes, diabéticos, crianças menores de um ano e pessoas com história de sensibilidade a alguns componentes químicos de alguma planta incluída no xarope caseiro.




    Indique nosso site para um amigo.


    Dieta  de 21 dias